Princípios do Ilé Àṣẹ Ìyá Odò – Axé Sesmaria Velha

O Candomblé é a espiritualidade prática, a experiência de integrar o sujeito consigo mesmo, na Natureza e com o Divino. É a família religiosa, a família que nos acolhe nos pés dos Orixás. No Axé Sesmaria Velha todos as pessoas são tratadas de forma igual, acolhidas, independentemente da sua orientação sexual, origem étnica, situação económica e profissional. No Axé Sesmaria Velha levamos muito a sério o compromisso religioso e a integração do sujeito na experiência religiosa. No Axé Sesmaria Velha estamos empenhados na preservação das tradições religiosas, dos conhecimentos, dos processos rituais, da memória, do Candomblé de matriz jeje-nagô, vulgo Kétu.

Institucional e Projetos Sociais

O Axé Sesmaria Velha é o Templo Central da Comunidade Portuguesa do Candomblé Yorùbá, Pessoa Coletiva Religiosa (CPCY[]), entidade reconhecida pelo Ministério da Justiça, como representante da Religião Candomblé em território português. Assim, através da CPCY, as religiões Candomblé e Yorùbá tornaram-se oficialmente presentes no território português, com estatuto jurídico às demais confissões religiosas, desde janeiro de 2010. A CPCY visa a preservação, divulgação e garante dos direitos jurídicos e das liberdades do Candomblé em Portugal, prestando apoio jurídico aos terreiros filiados.

A CPCY é uma instituição de natureza religiosa que resultou dos anseios de uma comunidade de candomblecistas, o Axé Sesmaria Velha, de ver o Candomblé reconhecido como religião, retirando-o assim do seu papel de esoterismo, "bruxaria", e demais conotações. Tal conquista representou um caso único, haja visto que Portugal é o único país no mundo a reconhecer o Candomblé oficialmente como religião. Apesar da conquista há ainda um longo caminho a percorrer no garante da dignidade religiosa junto da Sociedade Civil. O Axé Sesmaria Velha-CPCY não baixará os braços nem virará a cara à luta.

A Comissão Onírúurú Akọ [em português "diversidade sexual"], é um projeto pioneiro em Portugal pensado pelo Axé Sesmaria Velha - CPCY, que visa promover o debate em torno da diversidade sexual nas comunidades religiosas do Candomblé e Yorùbá, ao mesmo tempo que procura promover a reflexão do papel das religiões na difusão da discriminação sexual ao longo dos tempos, e do papel que as mesmas podem ter na integração religiosa das minorias sexuais, integração particularmente marcada nas religiões afro-brasileiras.

A «Comissão Onírúurú Akọ», tem por patronos os Orixás: Exú (Èṣù), senhor dos caminhos, da criação e fertilidade, da sexualidade e da comunicação; e Oxumarê (Òṣùmàrè), senhor da transformação das matérias, da dinâmica da vida, dos ciclos naturais, do arco-íris, da dualidade e duplicidade da existência, razão pela qual é muitas vezes considerado bissexual. [ler mais].

A «Comissão Ọ̀rọ̀ Sísọ Láarí Ẹ̀sin» pretende tratar do necessário e frutífero Diálogo Inter-Religioso, sendo isso mesmo que significa em yorùbá. Não pretendendo confundir diálogo entre doutrinas religiosas com ecumenismo ou integracionismo religioso, o Axé Sesmaria Velha-CPCY pretende que o espaço multicultural português se identifique por uma convivência pacífica e positiva entre religiões.

Missão e Visão

No Ilé Àṣẹ Ìyá Odò – Axé Sesmaria Velha reconhecemos que o Candomblé é um legado, um património cultural e religioso deixado pelos escravos e seus descendentes, uma herança pela qual assumimos a máxima responsabilidade. O Candomblé é uma linguagem religiosa milenar, um conjunto de princípios e práticas que nos ligam ao universo mágico dos Orixás. Partimos da consciência que o Candomblé não deve ser pensado somente no presente, nem vivido no instante. O Candomblé é como o pássaro Sankofa, tem a cabeça voltada para o passado, de onde tira os seus valorosos ensinamentos, mas tem todo o corpo voltado para o futuro. Assim é o Ilé Àṣẹ Ìyá Odò – Axé Sesmaria Velha. Aqui jamais voltaremos costas aos valores tradicionais dos nossos ancestrais, mas olharemos sempre para o presente e para o futuro, porque nós de hoje seremos o passado do amanhã. Construímos hoje a memória futura, e devemos fazê-lo com a máxima responsabilidade.

No Axé Sesmaria Velha levamos muito a sério o respeito pela dignidade humana, pelos princípios da democracia plural, pela liberdade religiosa, e colocaremos-nos sempre na salvaguarda dos mesmos. É nosso intento ser uma referência em matéria de preservação religiosa, de difusão de valores éticos e religiosos, de reconhecimento das contingências modernas e de uso coerente e consciente das necessidades de adaptação sem perda de património cultural.

No Axé Sesmaria Velha, a Nova Espiritualidade não é da experiência livre do sagrado. O Candomblé não se adequa à experiência individualizada. O Candomblé necessita da mediação do sacerdote, de todo um corpo sacerdotal devidamente preparado para o exercício da prática religiosa, e onde o sujeito é inscrito no coletivo. O Candomblé é comunhão, é comunidade. Para nós, a Nova Espiritualidade é a do acolhimento dos indivíduos, da orientação ética, moral e espiritual, a da formação de bons cidadãos dotados de uma visão ecologista e patrimonial. O Axé Sesmaria Velha ajudamos o sujeito a encontrar o seu "eu" espiritual a partir da experiência coletiva, dos afetos comunitários, diante de uma sociedade cada vez mais individualista.

Orixás Patronos do Axé

Nova-nota-2.png ÒSUN ÒPÀRÁ OU ÀPÀRÁ. QUALIDADE GUERREIRA E TEMPESTUOSA DE ÒSUN (OXUM) PRÓXIMA A OYÁ-YÀSÁN COM QUEM TEM GRANDE FUNDAMENTO. CALMA COMO UM RIO SERENO, VIOLENTA COMO A QUEDA DE UMA CASCATA(CACHOEIRA). A DONA DO ILÉ ÀSE ÌYÁ ODÒ.

Nova nota-7.png

ÒGÚN MÈJÈ (OGUM MEGÊ), ÒGÚN PROTETOR DA CIDADE DE ÌRÉ. ÒGÚN MEJE LODE ÌRÉ. ORIXÁ DA METARLURGIA, SENHOR DA TECNOLOGIA, DA ANGRICULTURA E DA GUERRA.

oya OYÁ-YÀSÁN. DIVINDADE DO RIO NÍGER, SENHORA DOS VENTOS E TEMPESTADES, DO CONTROLO DOS ESPÍRITOS DOS MORTOS ERRANTES, MÃE QUE TEVE NOVE FILHOS.

yemonja

YÈMONJÁ ÒGÙNTÉ, SENHORA DO RIO ÒGÙN, DA FAMÍLIA E DA MATERNIDADE. MÃE DE TODAS AS ÁGUAS, FONTE DA VIDA. ÌYÁ-ORI.

Nova nota-4.png

ÒSÒGIYÁN OU ÒSÀGIYÁN. ÒRÌSÀ DAS REVOLUÇÕES, DO ELEMENTO AR, DO INHAME E DA AGRICULTURA. SENHOR DAS IDEIAS E DA ETERNA JUVENTUDE, GUERREIRO JOVEM.

Nova nota-5.pngÒRÌSÀNLÁ, OBATÁLÁ, ÒSÀLÙFÓN. O GRANDE PAI. SENHOR DA CRIAÇÃO, DO ELEMENTO AR, E DOS ORIS (CABEÇAS).

Nova nota-6.pngÈSÙ, ÒRÌSÀ-MENSAGEIRO, SENHOR DOS CAMINHOS, DAS TROCAS E COMUNICAÇÕES. PROTETOR DO ILÉ ÀSE ÌYÁ ODÒ E O PRIMEIRO EM TODOS RITUAIS.

Mensagens

Últimas Notícias e Posições Oficiais

Acompanhe as últimas notícias, as informações relevantes e as posições oficiais ou comentários de natureza religiosa do Ilé Àṣẹ Ìyá Odò – Axé Sesmaria Velha.

Linha do Tempo

Nova nota-8

O Ilé Àṣẹ Ìyá Odò ("Casa da Força da Mãe do Rio"), teve o seu nome dado por Ìyá Nitinha, Ìyákékéré da Casa Branca do Engenho Velho e Mãe de Santo de Ìyá Sussu, e Elémóṣó Léo, filho carnal de Ìyá Nitinha, tendo sido registado com essa designação em 2005. Em 2007 Ìyá Sussu adquire a roça conhecida como Herdade da Sesmaria Velha, em Benavente (Portugal), onde começam as atividades religiosas. Em 2013 o Terreiro é inaugurado com a cerimónia das Águas de Òṣàlá. O Ilé Àṣẹ Ìyá Odò (Ilê Axé Iyá Odô) ou Axé Sesmaria Velha, também designado por Casa Branca da Sesmaria Velha, quer por sua ligação à Casa Branca do Engenho Velho quer por suas características urbanísticas, é uma casa gerada pelas Águas de Ọ̀ṣun (Oxum) e consagrado à Deusa do Rio Òṣogbo.

Feature Image 1

Ìyá Nitinha

A Raiz

Areonite da Conceição Chagas, foi Iyakekerê, Iyatebexê, e Ojuodé da Casa Branca do Engenho Velho em Salvador e Iyalorixá em sua casa no Rio de Janeiro, Terreiro de Nossa Senhora das Candeias, em Miguel Couto na Baixada fluminense, hoje conhecido como Axé Miguel Couto.

Feature Image 1

Ìyá Sussu

Fundadora e Iyalorixá

Filha de Oxum (Ọ̀ṣun), Deusa de tantas grandes mães, Ìyá Sussu é a Fundadora e Iyalorixá do Axé Sesmaria Velha, sua visão, seu projeto, seu aconchego. Mãe que acolhe a todos e a todos leva o seu carinho na fluidez do rio, da energia de Oxum. Sua trajetória começa em Portugal, nas águas do Xambá, mas é com Ìyá Nitinha que mergulha nos segredos do Candomblé.

Feature Image 3

(...)

A Continuidade

Sob o mariwo do Axé Sesmaria Velha mora os segredos da linhagem.

Entre em Contato

Captura de ecrã 2016-01-02, às 08.25.55.png

Para entrar em contato connosco utilize o email correio@cpcy.pt. Para uma maior fluidez na resposta queria utilizar os contatos telefónicos: (00351) 263 580 379 / (00351) 927 019 513.

 ƒ

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.